Sobre o Cabaré do Verbo

Sobre o Cabaré do Verbo
Tem o objetivo de promover a divulgação da obra de (novos) artistas, o encontro e a intersecção das artes e tem como objetivo fomentar a cena porto alegrense e riograndense com a produção contemporânea local através da formação de rede de artistas, da formação de platéia e da formação de leitores com a realização de atividades culturais.

O projeto conta um coletivo de mais 350 artistas articulados na cidade de Porto Alegre. No ano 2011 ganhou edital Fundo de Apoio à Cultura do Governo do Estado do RS por fomentar arte e cultura na cidade. Há 3 anos está colaborando com a programação da Casa de Cultura Mário Quintana com Mostras Artísticas e Oficinas. No ano de 2013, foi selecionado pelo edital MINC através do Prêmio Jovem Agente de Cultura.

Em 2013, o Cabaré do Verbo comemorou seus cinco anos de atuação e se dedica a implementar e realizar atividades culturais continuadas de arte educação, formação de leitores e formação de platéia realizando mostras artísticas, saraus, atividades formativas de oficinas, workshops e cursos e intervenções urbanas.

A novidade deste ano é a formação de uma equipe de trabalho com especialistas e artistas que formam Coordenadorias por áreas: Produção e Gestão Cultural, Música, Artes Visuais, Artes Cênicas e Circo e Literatura e Letramento. 


O Cabaré do Verbo realiza atualmente três frentes de trabalho pela arte e pela cultura:

MOSTRA ARTÍSTICA CABARÉ DO VERBO: Mostra cultural que dura uma noite e reúne artistas das artes visuais, música, literatura e cênicas (dança, circo e teatro). É uma plataforma de apresentações artísticas para artistas de diversas áreas. O público pode se manifestar nos intervalos de programação através do Palco Aberto.
A Mostra está sob Coordenação de: Cristiane Cubas (Gestora e Coordenação Geral), Marcelo Monteiro (Artes Visuais), Julia Ludwig (Cênicas), Música (Janaina Della Vechhia) e Literatura (Fernando Ramos e Diego Petrarca).



A PARADINHA LITERÁRIA: Circuito rotativo de mini oficinas para letramento infantil. Junto aos coletivos: Ecoa Ecoa Coletivo (ARTES E RECICLAGEM DE MATERAIS), Até o Talo (ALIMENTAÇÂO NATURAL), NOZ Produções Literárias (Curdoria da escritora Christina Dias) e novos autores e editoras.


A BAMBUCICLOTECA: Bicicleta Biblioteca de Bambu que troca livros e empresta livros em espaços públicos da cidade. Junto aos coletivos: Festipoa Literária, Art Bike Bambu e Cidade Baixa em Alta.






Nenhum comentário: