Mostra Artística Cabaré do Verbo: projeto e atuação

Mostra Artística Cabaré do Verbo

A Mostra Artística Cabaré do Verbo promove a divulgação da obra de (novos) artistas, o encontro e a intersecção das artes e tem como objetivo fomentar a cena porto alegrense e riograndense com a produção contemporânea local através da formação de rede de artistas, da formação de platéia e realização de atividades culturais. 
A equipe conta com especialistas e artistas que formam Coordenadorias das Áreas de Produção e Gestão Cultural, Música, Artes Visuais, Artes Cênicas e Circo
Literatura e Letramento.

Nestes 5 anos de história tem se dedicado a implementar e realizar atividades culturais continuadas de arte educação, formação de leitores e formação de platéia realizando Mostras Artísticas (shows e apresentações), Saraus (recitais e performances), Atividades Formativas (oficinas, cursos e workshops) Intervenções Urbanas.

O projeto conta um coletivo de mais 350 artistas articulados na cidade de Porto Alegre. No ano 2011 ganhou edital Fundo de Apoio à Cultura do Governo do Estado do RS por fomentar arte e cultura na cidade. Há 3 anos está colaborando com a programação da Casa de Cultura Mário Quintana com Mostras Artísticas e Oficinas.

A Mostra
Dá-se como uma mostra cultural que reúne múltiplas expressões artísticas e abre espaços para várias instâncias criativas em um mesmo local e em um único momento. O Cabaré do Verbo proporciona uma programação específica para evento e para um público que tem oportunidade de se manifestar em um palco aberto nos intervalos da programação.

O Cabaré do Verbo busca apoios na cidade através da cedência de locais públicos, privados ou espaços de grande circulação.  Pode ocupar um espaço aberto, desde que seja coberto por uma lona, ou pode ocupar espaços fechados, desde que se caracterizem como espaços irradiadores de cultura que valorizem a arte de rua, popular, local e autoral.

Sarau

A equipe realiza Saraus Multiartísticos com temáticas específicas para Feiras de Livro, eventos em escolas e instituições culturais. Promove leituras dramáticas e apresentações artísticas; Realiza pesquisa e levantamento de autores e bibliografias de autores contemporâneos; Está articulado com uma rede de bibliotecas comunitárias e públicas;

Oficinas

Promovemos atividades formativas de Oficinas artísticas de literatura, música, circo, artes visuais, dança e cinema; de arte educação e letramento amplo com especialistas da área; ecologia com educadores ambientais para público em geral, escolas e instituições culturais. 

Intervenções Urbanas

Promovemos também intervenções urbanas como performances e oficinas ao ar livre a fim de divulgar a arte e cultura na rua.

Tem o objetivo de promover a divulgação da obra de (novos) artistas, o encontro e a intersecção das artes e tem como objetivo fomentar a cena porto alegrense e riograndense com a produção contemporânea local através da formação de rede de artistas, da formação de platéia e da formação de leitores com a realização de atividades culturais.

O projeto conta um coletivo de mais 350 artistas articulados na cidade de Porto Alegre. No ano 2011 ganhou edital Fundo de Apoio à Cultura do Governo do Estado do RS por fomentar arte e cultura na cidade. Há 3 anos está colaborando com a programação da Casa de Cultura Mário Quintana com Mostras Artísticas e Oficinas. No ano de 2013, foi selecionado pelo edital MINC através do Prêmio Jovem Agente de Cultura.

Em 2013, o Cabaré do Verbo comemorou seus cinco anos de atuação e se dedica a implementar e realizar atividades culturais continuadas de arte educação, formação de leitores e formação de platéia realizando mostras artísticas, saraus, atividades formativas de oficinas, workshops e cursos e intervenções urbanas.

A novidade deste ano é a formação de uma equipe de trabalho com especialistas e artistas que formam Coordenadorias por áreas: Produção e Gestão Cultural, Música, Artes Visuais, Artes Cênicas e Circo e Literatura e Letramento. 


O Cabaré do Verbo realiza atualmente três frentes de trabalho pela arte e pela cultura:


MOSTRA ARTÍSTICA CABARÉ DO VERBO: Mostra cultural que dura uma noite e reúne artistas das artes visuais, música, literatura e cênicas (dança, circo e teatro). É uma plataforma de apresentações artísticas para artistas de diversas áreas. O público pode se manifestar nos intervalos de programação através do Palco Aberto. Tem há 4 anos realizado a Mostra junto a Casa de Cultura Mário Quintana.

A Mostra está sob Coordenação de: Cristiane Cubas (Gestora e Coordenação Geral), Marcelo Monteiro (Artes Visuais), Julia Ludwig (Cênicas), Música (Janaina Della Vechhia) e Literatura (Fernando Ramos e Diego Petrarca).



A PARADINHA LITERÁRIA: Circuito rotativo de mini oficinas para letramento infantil. Junto aos coletivos: Ecoa Ecoa Coletivo (ARTES E RECICLAGEM DE MATERAIS), Até o Talo (ALIMENTAÇÂO NATURAL), NOZ Produções Literárias (Curdoria da escritora Christina Dias) e novos autores e editoras.



A BAMBUCICLOTECA: Bicicleta Biblioteca de Bambu que troca livros e empresta livros em espaços públicos da cidade. Junto aos coletivos: Festipoa Literária, Art Bike Bambu e Cidade Baixa em Alta.




Histórico
  
O Cabaré do Verbo foi criado de forma coletiva por Cris Cubas, Natália Bandeira e Marcela Marco no ano de 2008. Em 2009, iniciou suas atividades e ganhou força com a adesão de Fernando Ramos, editor do Jornal Vaia e FestiPoa Literária.

A partir de então os artistas reunidos fizeram sua primeira apresentação em 3 dias da FestiPoa 2009 e deu-se continuidade nas leituras coletivas das Maratonas Literárias 1, 2, 3 (Centro Municipal de Cultura – articulação com feita com a Coordenação do Livro e Literatura) e 5 (Cais do Porto – articulação feita com a Bienal de Arte do Mercosul).  Já se apresentaram mais de 100 artistas, nos 20 grupos convidados, nos 7 eventos realizados no ano de 2009.

No ano de 2010, o Cabaré  do Verbo esteve inserido na Programação do FestiPoa Literária que aconteceu do dia 20 ao dia 25 e comemorou um ano de atividade em Porto Alegre. Ocupou os seguintes espaços: Ocidente (Ox), Pé Palito, Café da Oca, Instituto Cultural Brasileiro Norte-Americano e a Praça da Alfândega com a intervenção Dulcinéia Catadora. No mês de maio se articulou com o coletivo 4ndrógina Cultural e participou como convidado da festa cultural Orgiarte 6 que aconteceu no Mr. Dam. No mês de junho fez a primeira Festa Artística no Pé Palito com a temática a Noite dos Poetas Maldito. No mês de julho se articulou com a UFRGS e a Associação dos Geógrafos no XVI Encontro Nacional de Geografia. No dia 09 de setembro realizará a segunda festa artística em parceria com o Pé Palito e terá a temática: Elogio da Loucura. E fechou o ano com a participação no 24º Festival de Arte de Porto Alegre, promovido pela Secretaria Municipal da Cultura e Atelier Livre, no qual promoveu uma palestra Artista e sua Obra: Fomento Cultural Indepente em Porto Alegre e produziu a Mostra Artística de Abertura e o Fechamento do Festival, organizando e montando as intervenções, instalações e exposições.

Em 2011, está com uma parceria nova: a CCMQ abriu suas portas para uma programação contínua quinzenal de março a dezembro.

Ainda em 2011, o Cabaré do Verbo realizou saraus no Instituto Goethe (Os Marginais e Aventureiros, articulação com a ONG Cirandar – Rede de Bibliotecas Comunitárias e Públicas), na Feira do Livro de Porto Alegre (Sarau América Latina), Livraria Bamboletras (Cidade das Crianças), e uma grande mostra com a temática Povos Aqui da Rua na Praça do Cristal junto ao Ponto de Cultura Quilombo dos Palmares no evento A Volta do Povo à Praça. A continuidade dos eventos se deu em especial de março a dezembro deste ano, no qual realizou mostras artísticas mensais na Casa de Cultura Mário Quintana. Também foi contemplado como coletivo residente da Casa e inaugurou a primeira galeria aberta da CCMQ que foi batizada pelo nome de Buraco do Cabaré.
 A Mostra Artística Cabaré do Verbo no ano de 2011, recebeu o prêmio Fundo de Apoio a Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, por ser uma iniciativa de retorno público e fomentar a arte e cultura na cidade de Porto Alegre com suas atividades.
Em 2012, continua com as atividades de mostra na CCMQ e está criando um novo projeto de Formação de Redes e Fomento Cultural, o projeto Juntos Somos Muitos!, em breve mais informações.

Objetivos
- Fortalecer a cena porto alegrense com a produção contemporânea local;
- Formar público com uma continuidade de eventos; 
- Realizar atividades formativas de oficinas para público específico;
- Realizar atividades de letramento amplo;
- Realizar atividades artísticas para eventos;
- Realizar atividades artísticas para escolas e instituições culturais;

Materiais e estrutura
O Cabaré do Verbo busca apoios na cidade através da cedência de locais públicos, privados ou espaços de grande circulação.  
Pode ocupar um espaço aberto, desde que seja coberto por uma lona, ou pode ocupar espaços fechados, desde que se caracterizem como espaços irradiadores de cultura.
Constitui-se na produção de um “espetáculo de variedades” artísticas que utiliza um pequeno palco, algum equipamento de som luz (conforme cada artista participante). 

Relação de Materiais
- Palco ou local de apresentações;
- Equipamento de som (ryder básico: mesa de 8 ou 12 canais; amplificadores; caixas de som; microfones) e técnico de som contratado.
Iluminação (no caso se houver um palco) e iluminador;
- Mesas e cadeiras para o público, caso haja necessidade, conforme evento;
Extra (opcional):
- Área expositiva para artes visuais, telão e datashow (depende da programação)

Desenvolvimento e Cronograma
A realização da programação, sua divulgação e a produção durante o evento, bem como pré e pós realização é de responsabilidade do Cabaré do Verbo. A programação é proposta de acordo com o público e o local do evento.   

Contrapartida
Em contrapartida ao apoio oferecemos, além do incentivo cultural a cidade:
- Ampla divulgação na imprensa do evento que apóia o projeto. Os nossos parceiros são:  Ipanema, Radio Web Putzgrila, Radar, Camarote TVCOM, Roteiro Zero Hora.
- Ampla divulgação de panfletos nas ruas, nos institutos culturais e em bares da cidade e na internet em redes sociais como Facebook, Twitter e Orkut.
- Referência ao nome da instituição nas entrevistas de rádio e TV;
- Colocação do nome e da logomarca no blog oficial do Cabaré do Verbo;