Artistas

Artistas parceiros da Mostra Artística Cabaré do Verbo durante o ano de 2011:

Aline Karpinski
Angélica Rizzi e Chico Merg
Ben Hur Pereira
Carol Martins e Renata Nascimento – ContraQueda
Cesar Haas
Cia Circular
Cia Profissão de Circo
Circo Petit POA-RS
Cristiano Bronze - Coletivo de Rap Central Social
Cuka
Daniela Langer
Diego Deodato
Diego Grando
Diego Machado
Diego Petrarca
Diones Camargo
Eliana Mara
Fabio Abbud
Felipe Martini, Leandro Rodrigues e Ariel Fagundes – Tabaré
Fred Restori
Gabriel Grilo
Gabriel Maciel
Guilherme Mendicelli – Projeto Floco
Guilherme Moojen
Guto Leite
Henri Lentino e Ricardo Pacheco
História de Boêmio
Ian Ramil
Juan Acosta
Julio Chechelero
Julio Zanota
Kelvin Koubik
Laura Leão e Patrícia Soso – Parasitas
Lorenzo Ribas
Lucas Colombo – Mini Múltiplo
Luciana Éboli
Luciano Lainer
Luís Cocolichio
Maíra Oliveira e Luisa Hervé
Marçal Paredes
Marcelo Monteiro
Marcelo Restori
Marcus de Curtis
Mariana Konrad
May Pasquetti
Mila Pulita
Moyses Lopes
Nat Maciel
NegroE157 – Coletivo de Rap Central Social
Paola Malmann
Paralelo Bipolar – Neo e Edu Saleh
Pedro Gutierres
Pelotas - Coletivo de Rap Central Social
Rafa Éis
Rafael Ferrari
Rafael Lopo e Rodrigo Fernandez - Trio Vladimïr
Reginaldo Pujol Filho
Roberta Alfaya
Rodolfo Ribas
Rodrigo D´Mart
Rudiran Messias
Sidnei Schneider
Sofia Ferreira
Tamanco no Samba
Teatro Geográfico
Turucutá
Welington - Coletivo de Rap Central Social


Artistas parceiros da Mostra Artística Cabaré do Verbo durante o ano de 2010:



Flávio Peres e Os Inadimplentes




 Flávio Peres e  Os Inadimplentes trazem à tona diversas atmosferas roqueiras em composições cheias de energia marcadas por letras surpreendentes e com improvisos na execução


FLÁVIO PERES-voz,violão e guitarra
RENAN KUBRUTZ-violão e guitarra
ZÉ GAUDÊNCIO-contra-baixo e voz
GABRIEL BANGLADESH-bateria
  





Diego Silva




 

músico e compositor. Apresentará pocket show
Insanidadintrínseca/Demênciadquirida

O músico Diego Silva apresentará no dia 09/09 no Pé Palito uma pequena amostra do show  “Insanidadintrínseca/Demênciadquirida”, onde aborda as questões pertinentes ao desequilíbrio mental e emocional tendo como ponto de referência o próprio desequilibrado.

A apresentação terá início com o poema “Todos os gestos” do filósofo Leonardo Palma, seguindo-se a este as canções “Fico Louco” de Itamar Assumpção, “Bufão” de Leonardo Palma/Diego Silva, “Cabine 103” de Sérgio Sampaio, “Loucura Louca Loco” de Diego Silva e encerrando com fragmento do texto “A Nau dos Loucos” de Marcos Rolin e a canção “Felicidade” de Luístatit. O tempo previsto é de 20 minutos.

Sobre Diego Silva
Portoalegrense de 38 anos, o violonista, cantor e compositor Diego Silva vêm atuando a quase 20 anos no mercado musical, apresentando-se em bares, restaurantes, hotéis e eventos. Enquanto compositor sua mais forte característica é o experimentalismo, perceptível na fusão de ritmos e gêneros, bem como nas experimentações lingüísticas presentes em algumas canções de inspiração joyceana. Na qualidade de intérprete se destacam o violão sofisticado e o amplo repertório, que lhe tem permitido a realização de espetáculos temáticos como “Tom/Vinícius”, “O Velho Francisco” (Chico Buarque), “Chega de Saudade” (Bossa Nova) e “Influência do Jazz” (repertório variado em arranjos jazzísticos).

Fone: 51 32732735




Francis Bacon Trio

 
Pascal Yerbamate - contrabaixo, bateria, guitarra, violão, viola, piano
Satellite Rajesh - piano, escaleta, guitarra
Pachamama Jameson - Sax

São três caras (uruguaio, havaiano e boliviano) que se conheceram em Uupsala, na Suécia, e formaram a banda há 15 anos, e estão sem tocar ou gravar há 4. são muito conhecidos por trabalhos com monstros do jazz como Bix Buxtehüde, McCoy Flawrence, David Milestone e Norvo Red, por exemplo. Vieram ao brasil pra gravar seu disco de reunião, que vai sair também como documentário com a história da banda e sua conjuntura atual.









Rafael Sanzio




 http://palcomp3.com/rafaelsanzio/


NOME DOS INTEGRANTES: 
RAFAEL SANZIO (VOZ, VIOLÃO E GAITA)







Júlio Zanotta



- Dramaturgo e escritor. Um dos precursores da Terreira da Tribo, com diversos livros publicados, entre eles "Loucos", em conjunto com o artista plástico Pena Cabreira. Seu mais recente trabalho em exibição é a peça MILKSHAKESPEARE, em cartaz no teatro de arena. Site http://www.novadramaturgia.com.br/index2.php





Cia Circular



"A ‘Cia Circular’ surgiu do encontro de duas atrizes que, desde 1997, dividem processos criativos em obras contemporâneas. As atrizes, Ekin e Melissa Dornelles, há doze anos cultivam a sua pesquisa apoiando seus projetos em 3 pilares: MONTAGEM CÊNICA, ARTE EDUCAÇÃO e NÚCLEO DE PALHAÇOS."

Integrantes:

Melissa Dornelles: Atriz, clown e produtora. Diretora e professora da ‘Cia Circular’, juntamente com Ekin, ministrando workshops de iniciação e de manutenção de clown em diferentes espaços culturais de Porto Alegre.

Ekin: Atriz, professora de teatro e pesquisadora com desenvolvimento em teatro, técnicas circenses e arte do palhaço.








Grupo História de Boêmio



"O Grupo História de Boêmio tem como objetivo pesquisar e difundir a obra do compositor capixaba Sérgio Sampaio, rotulado como um "maldito" da música nacional, ao lado de Luíz Melodia, Raul Seixas e Jards Macalé, e um dos compositores mais injustiçados da Música Popular Brasileira. Sampaio, natural de Cachoeiro do Itapemirim, obteve um estrondoso sucesso nos anos 70 com o hit Eu Quero Botar Meu Bloco na Rua. Porém, devido ao seu gênio, avesso à disciplina e boêmio convicto (e autodestrutivo, aliás), acabou saindo pela tangente e aos poucos caiu no esquecimento do grande público, falecendo no ostracismo em 1994. Autor de músicas que perpassam o rock, samba, choro, marcha-rancho e outros gêneros, escreveu letras fortes e autobiográficas, permeadas de temas comuns a outros compositores da mesma leva que surgiu após o Tropicalismo e o exílio dos principais artistas brasileiros: o elogio da loucura, a repressão, a desmobilização, a marginalidade (“seja marginal, seja herói”, como diria Oiticica), a ironia, a paranoia, enfim, o sentimento de que o sonho havia acabado. O Grupo História de Boêmio presta homenagem a esse compositor singular apresentando músicas de seus quatro discos e diversos compactos, executando os arranjos originais e releituras."




Integrantes:

Pablo Fernandes (pandeiro)

Jefferson Azevedo (surdo)

Rafael Fernandes (bateria)

Felipe Prestes (baixo)

Ricardito Bordin (violão)

Gabriel Maciel (vocal)










A Notória Bossa



"Tem como coluna vertebral a infinita fonte inspiradora que é a música brasileira, que nos une e faz criar. Artistas de renome como Chico Buarque, Caetano Veloso, Tom Jobim, Vinicius de Moraes e outros tantos, ou até mesmo artistas menos conhecidos do grande público, todos contribuíram e contribuem para formar A Notória Bossa, que diversifica seu trabalho em músicas de própria autoria, bem como releituras de outros autores e até mesmo a interpretações em arranjos originais."



Integrantes:

Fabrício Fortes - Violão e voz;

Diego Muñoz - Voz, teclados, guitarras e percussão;

Jader Klein - Contrabaixo








Guto Leite



"Poeta e compositor. Publicou os livros "Reflexos"(FEME, 2000), "Sintaxe da Última Hora" (Scortecci, 2006) e "Poemas Lançados Fora"(7Letras, 2007), além de premiado em diversos concursos literários e presente em diversas coletâneas de poesia. Cantor e compositor premiado em alguns festivais de canção, juntamente com a banda Abracabrália, da qual faz parte desde 2007. Roteirista dos filmes de curta-metragem "Bons sonhos, Maria"(2006), "Revés" (2009) e "Estado Senil" (2009). Argumentista da personagem Júlio César, que foi publicado pela primeira vez em setembro último. Dramaturgo, contista e romancista ainda inédito. Linguista pela Unicamp, especialista e mestrando em Literatura Brasileira pela UFRGS. Seu mais recente livro de poesia é "Zero um" (7Letras, 2010)."






Lucas Luz



"Viajante e colecionador de vivências com mestres e grupos da nossa cultura popular brasileira."




Informações:







Escola de Dança Karin Ruschel e Laboratório de Dança

"Performances de sapateado americano e outros estilos de dança."


Informações:http://laboratoriodadanca.blogspot.com/




Bibiana Morena & Os Multicromáticos

"Bibiana Morena é uma artista multifacetada e de sensibilidade ímpar.


Nasceu em Porto Alegre (1980), criada entre o palco e a coxia. Filha da cantora Suzana, que acompanhava o irmão, o músico Nelson Coelho de Castro, e o marido, o fotógrafo e artista plástico Luiz Antônio Catafesto, no grupo O Olho da Rua, que fez história nos anos 80 com espetáculos musicais e multimídia."


"Hoje ela está produzindo e arranjando o álbum solo Bibiana Morena & Os Multicromáticos. O disco tem balada, batida punk, samba e um (ponta) pé no erudito. Os Multicromáticos são os músicos que participam deste álbum de estreia, Pedro Marini, Gustavo “Prego” Telles, Nelson Coelho de Castro, Dani Fracasso, Paulo Figura, Boto Stanley e Mônica Arnt.






“Este time só perde pro rolo compressor do Inter!” - diz Bibiana, referindo-se ao seu time Sport Club Internacional.






Entre outros projetos está a instalação A Supremacia do Homem ou A Delegacia da Mulher, que trata da violência contra a mulher na sociedade.






Bibiana Morena é uma mulher, uma artista, uma cantora de voz e composição densas, um turbilhão de ideias e sentimentos, sempre ativos. Vale a pena conferir o que vem por aí!"








Diego Petrarca



"Publicou três livros independentes: Nova Música Nossa (contos e crônicas ) 1998, Mesmo (poesia) 2003, Via Cinemascope (poesia) 2004 e uma edição-xeróx, Banda (poesia) 2002. Foi coeditor da revista literária Palávora, em 2003. Integrou as antologias Contos de Oficina 25 (WS, 2000), Poetas de Alcance (Alcance, 2002) Palcohabitasul Revelação Literária na Feira do Livro (2005), Palcohabitasul Revelação Literária na Feira do Livro (2006), Histórias de Trabalho (2008), Poemas no Ônibus (2008), O Melhor da Festa (2009), O Melhor da Festa Vol. 2 (2010). Publicou poemas no jornal Zero Hora, em diversas edições e textos em cadernos especiais. Publicou poemas na revista MTV entre 2001 e 2007. Publicou poemas no Jornal Vaia e O Casulo. Publicou uma edição virtual de 12 poemas no site Germina Literatura (2006) e textos e poemas em sites e revistas literárias. Colaborou com revistas, jornais e projetos literários alternativos. Vencedor do concurso Um olhar sobre Iberê, da Fundação Iberê Camargo, 2002. Destaque do concurso Palcohabitasul Revelação Literária na Feira do livro (2005 e 2006), premiado nos concursos Histórias de Trabalho e Poemas no Ônibus (2008)."









Circo Petit POA-RS



"A mistura de circo, teatro, música e muita alegria é o que reserva o “Circo Petit POA-RS”, resultado da união de tres artistas que buscaram por mais de 10 anos nas fontes do circo tradicional, da ginástica olímpica, do teatro, música e viagens as influências para essa novidade: a realização de um sonho de circo, mantendo viva a tradição da mãe das artes.


Um circo moderno “com jeito gaudério”, pode ser a descrição de uma das faces do Circo Petit POA-RS, que leva no nome a metáfora do PETIT (pequeno) e POA-RS (referência de onde foi criado e é preparado): uma “pequena Porto Alegre” em movimento por onde estiver."



Integrantes:

Dominique Aidujar: Contorcionista, acrobata, malabarista e estudante de educação física.

Ana Claudia Bernarecki: Equilibrista, trompetista e atriz vinda do teatro.

Ben-Hur Pereira: Palhaço, músico, pesquisador de circo, ator e malabarista.








Grupo Trilho de Teatro Popular



"A formação começou em 2003 e partiu do projeto Teatro Como Instrumento de Discussão Social, oficina desenvolvida até os dias de hoje no Grêmio Esportivo Ferrinho pelo grupo Ói Nóis Aqui Traveiz, com orientação de Paulo Flores no bairro Humaitá. O grupo inicialmente intitulava-se Atiamuh e Agregados, chegando ao seu nome atual em 2004.


Vinculado à oficina o grupo montou três espetáculos: Jogos na hora da Sesta, de Roma Mahieu em 2003; A Invasão, de Dias Gomes, em 2004 e A Mais- Valia vai acabar, seu Edgar, Oduvaldo Vianna Filho, em 2005.


Mesmo que já desvinculado de grupo originador, conservou-lhe a filosofia e montou seus dois próximos trabalhos: Aviso Prévio, uma adaptação do texto Aviso Prévio de Consuelo de Castro, em 2007 e A Decisão: uma adaptação da obra didática brechtiana, em 2008. Em 2009 começa seu terceiro trabalho o espetáculo Ela: A Vespa Libertada, com estréia em abril 2010.


O grupo vem criando seu espaço dentro do teatro gaúcho apontando suas peculiaridades na produção artística fora do eixo central da cidade. Usando o fazer teatral na formação de público, na descentralização teatral e na diferença de fazer, pensar e resistir teatro nas margens."



Integrantes:

Bruna Immich

Caroline Falero

Daniel Gustavo

Drica Lopes

Fábio Castilhos Gil Do

Giovanna Zottis



Informações:






Samba Grego



"O projeto Samba Grego é o resultado de um trabalho de composição de Felipe Chagas e Rodolpho Bittencourt, com arranjos e idéias dissonantes do multiinstrumentista Ronald Franco. A dupla de compositores começou a fazer canções em parceria no final do ano de 2008 e não pretende parar tão cedo. As músicas têm referências qujavascript:void(0)e englobam grande parte da boa e velha música popular brasileira, visitando o tango, o blues, o bolero, o jazz, de uma forma tupiniquim. Cada música é um novo universo, uma nova mistura de ritmos – e as letras não fogem disso, tratando principalmente de relacionamentos e experiências do cotidiano de uma maneira descompromissada, irreverente e, quase sempre, sincera. Dentre todos os estilos o samba se destaca, mas também dá espaço ao experimentalismo e à originalidade. A influência da MPB e do samba tradicional somada às nuances contemporâneas e inusitadas do trio formam o Samba Grego. Se for na Grécia o samba é Zeus!"




Integrantes:

Felipe Chagas

Rodolpho Bittencourt








O Projeto Floco



"O Projeto Floco procura fazer música sem barreiras, sem tradições e sem tabus, doa a quem doer. Enquanto é difícil realizar arte moderna com aceitação pública, continuemos lutando, lutando por uma verdadeira identidade musical de nossa geração, lutando para deixar uma herança cultural verdadeira para nossos sucessores."




Integrantes:

Guilherme Floco Mendiccelli: Multiinstrumentista

Moisés Dantas: Multiinstrumentista

Eduardo Rodrigues: Multiinstrumentista








Marcelo Monteiro



"Artista natural de Porto Alegre, estudou no Atelier Livre. Trabalha com xilogravura, litografia, calcografia, desenho, fotografia e vídeo."



Informações:






Bumble Bee Surf Rock



"A banda Bumble Bee é um projeto musical formado na metade de 2007, que visa trazer clássicos do Surf Rock instrumental dos anos 60 com qualidade e fidelidade. A banda é formada por músicos renomados da cena musical porto-alegrense, que possuem um entrosamento de 5 anos, resultado de outros projetos. Vendo a carência local do estilo, a mesma procura preencher essa lacuna em branco. As principais referências da banda são: The Ventures, Dick Dale, The Surfaris, The Centurians, entre outros...






Novo Repertório: O novo repertório da banda traz os clássicos nacionais que fizeram sucesso na época pré jovem guarda dos anos 60 com as bandas Os Incrives, The Jet Blacks, The Jordans, e também os hits do revival do Surf Music dos anos 90 liderado pelo filme Pulp Fiction."




Integrantes:

Edner Pizarro: Guitarra

Gabriel Mohr: Bateria

Tiago Ritter: Baixo



Informações:






Banda Rocartê



"Formada em outubro de 2008, a banda Rocartê é um projeto de Pedro Gutierres, Igor Symanski, Cristiano Fava, Leonardo Castro e Érico Alencastro. Fruto da convivência entre amigos poetas, historiadores, artistas plásticos e atores de teatro, a banda surge quando algumas dessas pessoas decidem traduzir & transformar a poesia & as experiências urbanas & afetivas em músicas próprias. Através de elementos da música brasileira - como a viola caipira - misturados ao rock de timbres mais antigos, o grupo procura criar o clima propício para o que cada música pretende expressar.






Como banda independente que possui seus membros envolvidos em fanzines e com arte urbana, a Rocartê apóia com entusiasmo a pirataria, a arte-sabotagem, a feitiçaria indígena e a pixação."




Integrantes:

Pedro Gutierres: Voz, guitarra e viola caipira

Igor Symanski: Voz e guitarra

Leonardo Castro: Teclas e escaleta

Cristiano Fava: Bateria

Érico Alencastro: Baixo



Informações: [Por enquanto não há nenhum material da banda disponível na internet porque o foco está na finalização de todos os seus processos criativos antes de mais nada.]













Carla Trautmann

"Artista visual. professora de artes plásticas."








Artistas que colaboraram com sua produção no ano de 2009 :





Evento: 2ª edição da FestiPoa Literária

Data: de 22 a 25 de Abril de 2009

Local: In Sano Pub, SINTRAJUFE e Ocidente (espaço OX)



Diego Petrarca

Lorenzo Ribas

Grupo Trilho de Teatro Popular

As Marias da Silva

Dionísius

Ônibus azul

Antonio Xerxenesky

Rodrigo Rosp

Reginaldo Pujol Filho

Adriano Pessoa

Núbia Quintana e Sandro Marques

O Projeto Floco





Evento:Maratona Literária 1

Data: 22 de Abril de 2009

Local: Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues



Circo Petit POA-RS

Diego Grando

Zé Poeta

Grupo Nós da Lua

Grupo 9´s Fora

Grupo Musical Lá Fora

Grupo Teatral Soledades

Grupo Borimbolá





Evento: Maratona Literária 2

Data: 29 de Maio de 2009

Local: Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues



Cia Um Pé de Dois

Os Detetives Selvagens

9’s Fora

Laboratório de Dança





Evento: Maratona Literária 3

Data: 26 de Junho de 2009

Local: Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues



Banda Lá Fora Musical

Fernando Saldanha

Duo de Flautas e Artistas Convidados

Vivi Schames

Paralêlos e Diego Petrarca

Dionysius

Rafael Sonic e Banda

Jess e Jair

Paulo Garra e Sandro da Gaita

Turucutá

Tribo Brasil





Evento: Miniaratona Literáriade encerramento da 7ª Bienal do Mercosul

Data: 11 de Novembro de 2009

Local: Arquibancada da Radiovisual, Armazém A5 do Cais do Porto



Cow Bees

Samba Grego

Marcelo Monteiro

Estúdio de Arte Canhotórium - Arte Aplicada.