terça-feira, 22 de abril de 2014

Próxima QUINTA, 24 de abril, 20h: A Mostra Artística Cabaré do Verbo apresenta Pão e Circo: Quem paga o riso?



Dia 24 de abril| Quinta |20h
Casa de Cultura Mário Quintana | Rua dos Andradas, 736
Mezanino do segundo andar

Cabaré do Verbo promove primeira mostra do ano 2014 com a temática
Pão e Circo: Quem paga o riso?

O Cabaré do Verbo convida o público a se encontrar com riso satírico através das contradições existentes na sociedade do espetáculo.

Artes Visuais Espaço Sub-Verso (Buraco do Cabaré):
Lairton Rezende
Carlos Latuff

Circo:
Ramon Ortiz
Carlos Portaluppi

Música:
Show da banda Chama Violeta

Teatro:
Plínio Marcos Rodrigues com Qorpo Santo
Casa de Madeira com As Bufa
Apresentador: Juliano Barros

Literatura:
Bambucicloteca:
troca de livros e poemas

Participações especiais:
Latuff &
Porto(un) Happy

Parceiros: Itinerante Produções, Estúdio Hybrido, Festipoa Literária, Ímpeto nos Olhos, Prego Produções Eventos e Até o Talo.

Apoio: Casa de Cultura Mário Quintana, BD Divulgação, Associação de Amigos da Casa de Cultura Mário Quintana e Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul

Realização: Cabaré do Verbo

Para conhecer os artistas e a atuação do Cabaré acesse:
cabaredoverbo.blogspot.com

Sobre o Cabaré do Verbo
Tem o objetivo de promover a divulgação da obra de (novos) artistas, o encontro e a intersecção das artes e tem como objetivo fomentar a cena porto alegrense e riograndense com a produção contemporânea local através da formação de rede de artistas, da formação de plateia e da formação de leitores com a realização de atividades culturais.
O projeto conta um coletivo de mais 350 artistas articulados na cidade de Porto Alegre. No ano 2011 ganhou edital Fundo de Apoio à Cultura do Governo do Estado do RS por fomentar arte e cultura na cidade. Há 3 anos está colaborando com a programação da Casa de Cultura Mário Quintana com Mostras Artísticas e Oficinas. No ano de 2013, foi selecionado pelo edital MINC através do Prêmio Jovem Agente de Cultura.
Em 2013, Cabaré do Verbo comemorou seus cinco anos de atuação e se dedica a implementar e realizar atividades culturais continuadas de arte educação, formação de leitores e formação de plateia realizando mostras artísticas, saraus, atividades formativas de oficinas, workshops e cursos e intervenções urbanas.
A equipe é constituída por artistas que formam Coordenadorias por áreas: Produção e Gestão Cultural, Música, Artes Visuais, Artes Cênicas e Literatura.

Arte: Luísa Hervé

BAMBU CICLOTECA todos os sábados de sol na Redenção!


BAMBU CICLOTECA todos os sábados de sol na Redenção!

Estamos de identidade visual e página nova. Curta: 
https://www.facebook.com/pages/Bambu-Cicloteca/535378493246078?id=535378493246078&sk=info


BIBLIOTECA + BAMBU + BICICLETA = Livros na calçada!

A Bambucicloteca é uma biblioteca móvel, conduzida por uma bicicleta feita de bambu que funciona como plataforma de trocas e ponto de leitura e artes.

Circulará semanalmente nos sábados de sol na Redenção e em locais de grande e diversa movimentação de pessoas como praças, avenidas, largos, escolas e centros culturais.
Biblioteca, leitura, artes e troca de conhecimentos à disposição da população em ambientes abertos, leves e afetivos.

Quem faz?
A Bambucicloteca é uma parceria do Cabaré do Verbo, da FestiPoa Literária e e Art Bike Bamboo e visa o acesso e fomento à leitura em espaços públicos.
A iniciativa, inspirada nos projetos de biciclotecas de SP e RJ, conta com apoio de Cidade baixa em Alta e colaboração do Instituto Estadual do Livro.

Como é a ação?
A ação da Bambucicloteca cria uma zona temporária e constante de TROCA em torno do LIVRO, da BICICLETA, do BAMBO e das ARTES!

Livros na calçada!
Livre seus livros da prateleira!

Não tem um livro, conte uma história!
Leia e leve livros para trocar!

Sobre o acervo:
Para manter um bom acervo, não receberemos livros didáticos, religiosos, ou apostilas e enciclopédias. Já livros de literatura serão muito bem-vindos!

Como funcionarão os empréstimos:
Os leitores devem apenas informar nome, telefone ou e-mail e endereço e poderão levar o livro escolhido para ler durante uma semana, sendo o próximo
empréstimo realizado na semana posterior ao da retirada.

A renovação pode ser feita a qualquer momento presencialmente ou pelo e-mail cabaredoverbo@gmail.com. Cuide do livro como se ele fosse ficar para seu neto, e o devolva para a Bambucicloteca. Você também é responsável pela circulação dos livros! Ajude a disseminar a leitura!

Como posso participar?
TROCA DE LIVROS-PRESENTES: Traga um livro para o cotidiano da cidade, e o dê como UM PRESENTE. TRAGA LIVRO(S) QUE VOCÊ GOSTARIA DE RECEBER OU DAR.

Você não tem um livro? Mas sabe contar uma história? Compartilhe essa história com a gente e troque por um livro!

Você conhece pessoas que queiram doar seus livros? Nos convide para conhecê-las, iremos ao encontro delas e dos livros!

TROCA: Dê um LIVRO-PRESENTE para um desconhecido. Apostando na generosidade e poder das trocas igualitárias é que sugerimos: LEVE LIVRO(S) QUE VOCÊ GOSTARIA DE RECEBER OU DOAR para alguém querido que você não conhece ainda, ou doando para a BAMBUCICLOTECA.

ARRECADAÇÃO: Os livros podem ser recolhidos nos sábados de circulação.

Quero ser um ativista da Bambucicloteca!
Mande um e-mail para cabaredoverbo@gmail.com ou converse conosco no sábado!

Ler é plantar uma semente de imaginação e crítica!

Paradinha Literária 2014 - Datas 2014 - Inscrições abertas

Inscrições abertas para escolas públicas municipais e estaduais: cabaredoverbo@gmail.com

O projeto PARADINHA LITERáRIA, realizado pelo coletivo Cabaré do Verbo, atende a escolas públicas da cidade com atividades de letramento infantil, fomentando a formação de leitores de maneira lúdica e interativa através das artes. Em cada edição, o coletivo escolhe um escritor local e promove um circuito rotativo de mini-oficinas em torno de um livro, chamadas de estações. A atividade desenvolve habilidades nos eixos relacionadas à arte, leitura e corporeidade.  As crianças serão divididas em grupos (vagões) que se revezam de forma a criar um circuito rotativo, passando por todas quatro “estações”.
As estações estão divididas em quatro eixos de formação: acolhimento, contação de história, oficina de alimentação natural  e percepção artística.
A PARADINHA LITERáRIA acontece desde 2013 em parceria com a Casa de Cultura Mário Quintana, que acolhe esse evento. Esse projeto, busca realizar quatro edições gratuitas da Paradinha ao longo de um ano, contemplando quatro escolas públicas de ensino infantil da cidade de Porto Alegre.
A Paradinha Literária é uma atividade educacional que promove o desenvolvimento da aprendizagem em amplo aspecto: cultural e ambiental. Dá-se como um circuito rotativo de mini oficinas em que um grupo escolar de até 30 crianças que são divididas em grupos de 10 a 15 participantes que se revezam de forma a criar um circuito rotativo, passando por todas as estações. Em cada estação é realizada uma atividade formativa de mini-oficina relacionada a um livro e a um autor. A divisão em pequenos grupos proporciona uma qualificação do trabalho e momento de maior atenção dos educadores com os estudantes.
As atividades desenvolvidas na Paradinha Literária se constituem de uma oficina de contação de histórias com a(o) autor(a) do livro; uma oficina de consumo consciente e alimentação natural realizado pelo coletivo Até o Talo que trabalha com agroecologia e nutrição orgânica e natural; uma oficina de percepção artística com os arte educadores do Ecoa Ecoa Coletivo que trabalham com meta-reciclagem, construção de brinquedos e de objetos artísticos com materiais reciclados encontrados no dia-a-dia, uma oficina de abertura que propõe o exercício criativo da construção de uma história coletiva com a conscientização do que se realizará durante o dia e o fechamento do trabalho  com um jogo coletivo que relembra do que foi realizado durante o dia.
A atividade desenvolve habilidades relacionadas aos eixos da arte, leitura e corporeidade, propondo momentos simultâneos de criatividade, fazeres e reflexões em torno da literatura, leitura, produção artística oral e de fazeres manuais com oficina de arte, oficina de literatura e lanche pedagógico, sendo que em todas suas “estações” promove um discurso reflexivo que é fixado através da experiência interativa, com a participação ativa das crianças no desenvolvimento da atividade. A atividade é mensal e escolas podem se inscrever através do e-mail cabaredoverbo@gmail.com.

Mostras Artísticas do Cabaré do Verbo - Datas de 2014

Evoé! 
2014 tem Cabaré do Verbo!

Artista envie seu material de divulgação e se ligue a nossa rede pelo e-mail: cabaredoverbo@gmail.com. Você não é artista? É sim! Se escreva para o Palco Aberto pelo mesmo e-mail, participe a arte é livre!


Abril: 24/04 - Pão e Circo - Sátiras 
Junho: 05/06 - Veias Abertas - América Latina
Setembro: 25/09 - A boemia de Porto Alegre - Salve Lupicínio Rodrigues.
Novembro: 20/11 - Temática em Aberto

Nas quintas às 20h na Casa de Cultura Mário Quintana no Mezanino.

O que é:
Atividade cultural de mostra de artes visuais, literatura, música e cênicas (teatro, dança e circo)

Foto: Josemar Albino
Ímpeto nos OLhos